Pesquisadores

Coordenadores:

Gustavo de Castro da Silva

Poeta, escritor e jornalista. Pós-doutorado (2015) em Estudos Ibéricos e Latino-americanos pela Université Sorbonne – Paris IV; Pós-doutorado (2011) em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (UnB); Doutorado (2002) em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisador no Instituto de Estudos Brasileiros, da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Veja o Lattes.

Leandro de Bessa Oliveira

Doutorando em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília (UnB) com passagem pela Faculté de Lettres Sorbonne Université, Mestre em Comunicação (UnB, 2015), Especialização em Processos e Produtos Criativos pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2018), Especialista em Filosofia da Arte pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás com chancela da Universidade Estadual de Goiás, (UEG, 2008). Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cambury (2005). Veja o Lattes.

Pesquisadores:

Ciro Inácio Marcondes

Doutor em Comunicação pela linha Imagem e Som no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Mestre em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Letras – Português, licenciatura pela Universidade de Brasília (2005). Veja o Lattes.

Florence Marie Dravet

Florence Dravet é professora de Estética na Universidade Católica de Brasília. É doutora em Didactologia das Línguas e Culturas, com tese em Comunicação Intercultural, na Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado em Comunicação, pela Universidade de Brasília,(2011). Desde 2014, é coordenadora do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. É professora pesquisadora do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília. Membro do corpo editorial da revista Esferas e da revista Comunicologia. Veja o Lattes.

Felipe da Silva Polydoro

Professor-adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB). Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa em nível de pós-doutorado junto ao Departamento de História da FFLCH/USP. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde também se graduou em jornalismo. Dedica-se a pesquisas centradas em Comunicação e Cultura Audiovisual, com enfoque em temas como: estética, linguagem e discurso em objetos audiovisuais contemporâneos; política das imagens no ciberespaço; novas configurações da comunicação e do jornalismo decorrentes do fenômeno da enunciação de cidadãos “comuns” (produção amadora, jornalismo colaborativo, lógica participativa nas mídias); novos realismos, crítica do documento e os regimes de verdade na cultura visual contemporânea; a construção do acontecimento nas mídias; especificidades da linguagem e das narrativas das mídias digitais. Veja o Lattes.

Danielle Naves de Oliveira

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2007), estudou jornalismo e filosofia. Veja o Lattes.

Gabriela Pereira de Freitas

É professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com atuação no programa de pós-graduação. Tem experiência na área de Design Gráfico e para Web e Artes Visuais, com ênfase em Fotografia, realizando pesquisas relacionadas aos seguintes temas: estética da comunicação, artemídia, fotografia, espaço e intervenções urbanas, manifestações e produções culturais periféricas, gênero e comunicação. Possui doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014) com período de doutoramento sanduíche na Université Sorbonne (Paris – IV), em Paris. Mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2009). Mestrado profissionalizante em Visual Design pela Scuola Politècnica di Design de Milão (2005). Graduação em Publicidade (UnB /2002) e Especialização em Graphic Advertising pelo Instituto Europeo di Design de Milão (2000). Veja o Lattes.

Soraya Guimarães Hoepfner

Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo, UFRN), mestre e doutora em Filosofia Contemporânea em Filosofia (UFPB-UFPE-UFRN). Radicada em Berlim desde 2010, atua como tradutora e pesquisadora independente, tendo traduzido obras de Jean-Luc Nancy, Peter Trawny e, atualmente, tradutora da obra de Vilém Flusser escrita em alemão e francês a integrar as Obras Completas de Vilém Flusser, lançada pela É Realizações. Também colabora com o Instituto Martin Heidegger (Wuppertal Universität, Alemanha). Em 2008-2009 foi contemplada com uma bolsa-prêmio, concedida pela organização internacional Svenska Institutet (Instituto Sueco), para atuar como pesquisadora visitante na Escola de Cultura e Comunicação da Södertörn University (Suécia). Foi docente do Programa de Mestrado em Estudos da Mídia (Master edienwissenschaft) da Humboldt Universität zu Berlin (Alemanha), onde ministrou o Seminário “Philosophizing in the Era of Information” (baseado em sua tese de doutoramento homônima). Atualmente, integra como colaboradora o Grupo Marginália – Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura (UFRN). Veja o Lattes.

Monica Martinez

É doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, tem pós-doutorado pela UMESP e estágio de pesquisa pós-doutoral junto ao departamento de Rádio, Televisão e Cinema da Universidade do Texas em Austin. Tem mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, especialização em Psicologia Junguiana pelo Ijep e graduação em Comunicação (Jornalismo) pela UMESP. É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (conceito 4 Capes) da Universidade de Sorocaba (Uniso), onde desenvolve pesquisas vinculadas à Linha Análise de Processos e Produtos Midiáticos e é líder do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI). É presidente da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), onde é colíder da Rede de Narrativas Midiáticas Contemporâneas, e coordenadora do GP de Teorias do Jornalismo da Intercom. No exterior, integra a IALJS (International Association for Literary Journalism Studies), onde é co-chair do Strategic Scientific Committee (SSC), e a IAMCR (International Association for média and Communication Research). Veja o Lattes.

Rogério Pereira Borges

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) (1998), instituição pela qual também é especialista em Assessoria de Comunicação (2003). Tem Mestrado em Estudos Literários e Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2004) com dissertação sobre o discurso jornalístico e literário de Carlos Heitor Cony. É Doutor em Comunicação e Sociedade, na linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC-UnB) (2011) com tese sobre Jornalismo Literário. Trabalha há 15 anos como repórter, sobretudo na área cultural, com ênfase da cobertura de literatura. Atua ainda como professor em cursos de Jornalismo. É um dos fundadores e atual editor-executivo do site Ermira Cultura (ermiracultura.com.br), especializado em Jornalismo Cultural. Veja o Lattes.

Susana Madeira Dobal Jordan

Susana Dobal é prof. associada da Universidade de Brasília (UnB), graduada em Jornalismo (UnB,1988), em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UnB,1989), tem especialização em Teoria da Literatura (UnB – 1992), mestrado em Fotografia (New York University/International Center of Photography (1994)), doutorado em História da Arte/City University of New York/Graduate Center (2003) e pós doutorado na Université Paris 8 (2009) e na Aix-Marseille Université (AMU 2014). Foi professora convidada na École des Hautes Études en Sciences Sociales entre 1999 e 2001 (três meses por ano). Participou de mais de trinta exposições (fotografia instalação e vídeo). Tem experiência na área de Comunicação e Artes. Publicou o livro Peter Greenway and the Baroque: writing puzzles with images (Lambert,2010) e artigos sobre fotografia, cinema, arte contemporânea. Desenvolve um blog dedicado às narrativas com fotografia e texto. Tema principal de pesquisa: experimentações em narrativas visuais. Veja o Lattes.

Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins

É doutor pelo programa de pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ. mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). É formado em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Veja o Lattes.

Vanessa Daniele de Moraes

Doutoranda em Comunicação na Linha de Pesquisa “Imagem, som e escrita” na UnB. Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel e Licenciada em Letras Português pela UFSC. Veja o Lattes.

Adelaide Cristina Nascimento de Oliveira

É doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília – UnB, Mestre pelo Centro de Excelência em Turismo da UnB e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte – MG. Veja o Lattes.

Ana Lídia de Barros Saggese

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: quadrinhos e Grande Sertão: Veredas. Veja o Lattes.

Andrea Ramos Jube Viana

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (2005). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Político. É repórter do jornal Valor Econômico, setorista do Palácio do Planalto. Foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo, do site Congresso em Foco, e freelancer das revistas Piauí e Rolling Stone. Também é graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo concluído a graduação em 1995. Veja o Lattes.

Cristina Gomide Maciel

Pós-graduada em Comunicação Pública pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Puc Minas. Pós-graduada em Teorias Psicanalíticas pelo Centro Universitário de Brasília, Uniceub. Graduada em Sociologia pela Universidade de Brasília, UnB. Veja o Lattes.

Juliana Walczuk Gomes

Graduada em Letras Português pela Universidade de Brasília. Participou dos seguintes grupos de pesquisa: TOPUS, Criptografia e Literatura, Dramaturgia e Crítica Teatral, Escritura: linguagem e pensamento, Literatura e suas relações com outras áreas do conhecimento: José Ortega y Gasset – ciência e arte todos pela Universidade de Brasília. Fez Projeto de Extensão (Pibex) pelo Departamento de História e fez iniciação científica em Teatro Brasileiro, ambos pela Universidade de Brasília.Veja o Lattes.

Nathan Felipe Dias Fernandes

Bolsista do projeto de pesquisa “Perfil Biográfico João Guimarães Rosa 1908-1967” da Faculdade de Comunicação, projeto financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq) na Universidade de Brasília e estagiário em acessibilidade digital da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente no seguinte tema: acessibilidade tecnológica. Veja o Lattes.

Paulo Alziro Schnor

Graduado em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília (UnB) com especialização em Gestão Pública (AVM). Mestrando do PPGCOM UnB na linha de Imagem, Som e Escrita. Pesquisador do Grupo Siruiz – Estudo em Comunicação e Produção Literária, coordenado pelo professor Gustavo de Castro da Silva, na Universidade de Brasília. Áreas de interesse em pesquisa: importância simbólica, cultural e comunicacional do mito fundador do Brasil; políticas públicas voltadas aos veículos de comunicação social eletrônica. Veja o Lattes.

Rhaysa Novakoski Carvalho

Mestranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), na linha de “Imagem, Estética e Cultura Contemporânea”. Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão, UFMA (2016). Veja o Lattes.

Valquiria Alexandre Câmara

Bacharel em Comunicação Social, pela Universidade Estadual de Santa Cruz- Ilhéus/BA, com habilitação em Rádio e Televisão. Atuou como discotecária programadora na Rádio Brasil Central FM – Agência Goiana de Comunicação – Governo de Goiás, atual Agência Brasil Central – ABC, desenvolvendo produção na Rádio Brasil Central – RBC FM e colaborações na TV Brasil Central – TBC. Veja o Lattes.

Pedro Marques das Neves

Faz graduação em História na Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Comunicação e Produção Literária no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), desde 2016. Veja o Lattes.

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: